Cabelos

Operação resgate: três jeitos muito fáceis de              revitalizar os cabelos !



O cabelo enfraquecido, quebradiço e que cai o tempo todo está com os dias contados. E nem é preciso ir ao melhor salão de beleza ou comprar a máscara capilar mais cara do mercado. Siga a risca três etapas mágicas para garantir o fortalecimento e revitalização das madeixas: lavar, hidratar e cortar.

Hora de lavar
Os cabelos acumulam grande parte da sujeira a qual somos expostos diariamente. A higienização, neste caso, é o primeiro passo para livrar os fios das agressões para que eles não fiquem com a aparência danificada.

De acordo com o cabelereiro Ernani Fernandes, do salão MGet, uma boa lavagem exige cuidados simples. Em primeiro lugar, ensina o profissional, a cabeça deve estar bem molhada para receber o xampu recomendado ao seu tipo de cabelo. 
Lavar o cabelo - Foto Getty Images
A aplicação deve ser feita no topo, seguida de movimentos em zig-zag com a ponta dos dedos (não esfregue com as unhas) para espalhar o produto no couro cabeludo.

Depois do enxágue, o processo deve ser repetido, com atenção à aplicação do xampu, que agora deve ser passado do topo até as pontas, de cima para baixo, e esfregado por mechas. "Não adianta cumprir as etapas e descuidar do enxague", alerta o profissional.

Os resíduos de cosméticos abrem precedentes para o ressecamento e eletricidade dos fios. Depois, aplique o condicionador, mas com o cuidado de não deixá-los no cabelo. Principalmente quem pena com os fios secos, é tentada a cada banho.

O cabelo fica macio e escorre pelo pente debaixo do chuveiro, e você sonha em manter aquela sensação pelo dia todo. Mas não pense que deixar o creme no cabelo é melhor maneira de conseguir isso. "Os condicionadores abrem as escamas dos fios. Assim conseguem penetrar e tratá-los", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini Paulo César.

Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa . Por isso, também é fundamental usar um creme hidratante ou leave-in após a lavagem.  
Hidratação - Foto Getty Images
Hidratação a cada 15 dias
As máscaras capilares, mesmo que não sejam de uso profissional, trazem ótimos resultados. Sem dúvida, você pode apelar pás máscaras quando o cabelo ressecar demais. O problema vai amenizar e a quebra dos fios diminui. Mas, mantendo uma rotina de hidratação cada quinze dias, os efeitos dos produtos são muito mais duradouros.

Quando os fios ressecam, a tendência é buscar produtos para cabelos secos. Mas é preciso diferenciar: seus cabelos são secos ou estão ressecados? "Se você tem cabelo oleoso ou normal e está sofrendo com o ressecamento por falta de cuidados, precisa usar uma máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo, e não apara condição que ele apresenta" , afirma o cabeleireiro Peterson Marrichi.

Do contrário, os fios podem ficar oleosos demais, com aparência de sujos e sem vitalidade. Além disso, como ficam mais porosos, os cabelos enfraquecem e podem até cair.

Outro detalhe importante: os fios devem ser lavados antes da aplicação. Com os cabelos limpos, os ativos hidratantes penetram mais profundamente nos fios.

Faça uma massagem com as pontas dos dedos (e não com as unhas) e deixe o produto agir segundo as indicações do fabricante. "A máscara continua agindo mesmo depois que é enxaguada. Se você deixa para lavar o cabelo depois de aplicá-la, o xampu leva embora boa parte do produto" , diz Peterson.  
Cortar o cabelo - Foto Getty Images
Preserve a raiz do cabelo. A máscara deve ser aplicada mecha por mecha, do meio dos fios até as pontas. Se for aplicada no topo, o cabelo ficará com aspecto de sujo, mesmo que tenha acabado de ser lavado.

A raiz solta um óleo natural que, se misturado com qualquer tipo de creme, deixa o cabelo com aspecto pesado. E não adianta achar que pode ficar com a máscara o dia todo. Normalmente, o limite de ação dos produtos não excede os 10 minutos.

A máscara abre as cutículas dos fios, por isso é importante retirar bem passado este tempo, diz Peterson Marrichi. Deixando resíduos da máscara dos fios, eles ficam mais suscetíveis às agressões, como poluição e o jato quente do secador. Nesses casos, a máscara mais prejudica do que ajuda a saúde do cabelo, finaliza o cabeleireiro.  
Corte de três em três meses
Para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa.

A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte.

"Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair", explica o cabeleireiro Paulo César Schettini.



Cortes de cabelos 2011

            
cortes cabelo 2011 150x150 Cortes de cabelo 2011
As tendências de cortes de cabelo acompanham a moda das passarelas e o que está sendo usado pelas celebridades no cinema, na TV e principalmente nas novelas. Nos cortes de cabelo 2011, nada de fios retos. Essa tendência predominou no último verão e deve se repetir na próxima temporada.
De modo geral, nas tendências de cortes femininos 2011 os cabelos devem ser mais despojados e com bastante movimento. Destaque para os cortes assimétricos, repicados e despontados. O franjão também continua firme e forte para todos os comprimentos de cabelos.
Entre as diversas propostas de cortes de cabelo 2011, devem prevalecer o famoso corte chanel assimétrico com fios levemente desfiados e o corte bob, que vem logo abaixo das orelhas ou até em cima dos ombros. Para cabelos mais compridos, a dica são os cortes românticos e em camadas.
Os curtíssimos também estão em alta. Mas antes de radicalizar e passar a tesoura nos fios, consulte seu cabeleireiro para saber se o corte escolhido combina com o formato do seu rosto e estilo.

          
Os fios lisos nunca saem de moda, mas uma das apostas de cabelos para 2011 é assumir os cabelos na sua forma natural, sejam eles ondulados, com cachos ou crespos.




Conheça as "luzes texanas" a tendência do momento 


As luzes do verão 2011 têm sotaque europeu: ombre hair. O termo que vem do francês define uma técnica de coloração capilar que já pegou entre as fashionistas e fez a cabeça das famosas em Hollywood. Por definição, ombre significa ‘sombra’, e designa um tingimento dos cabelos sem mechas marcadas, com o objetivo de iluminar o visual. As adeptas estão nas revistas de celebridade: as atrizes Julia Roberts e Drew Barrymore são algumas das referências da técnica atualmente, e convenceram muitos hair stylists por aqui de que a tendência vai marcar a estação.
O aspecto democrático das luzes texanas, como também é chamado o efeito do ombre hair, é seu grande apelo, dizem especialistas. De acordo com Rodrigo Cintra, stylist do programa "Esquadrão da Moda" (SBT), o ombre hair não tem contraindicação, e pode ser aplicado a qualquer tipo de cabelo, comprido ou curto, liso ou ondulado, e cai bem em loiros e castanhos. "Cabelos curtos pedem mais cautela na hora do tingimento, já que o tamanho do cabelo dificulta o efeito das mechas e o efeito pode aparentar manchado", diz a cabeleireira e especialista em coloração Gaby Diomkinas, do salão Bardot. "Se for um chanel desconectado, repicado, por exemplo, fica legal."
O hair stylist Maurício Morelli, do Vimax Art Hair Beauty, lembra que a técnica permite fazer um visual personalizado, a partir da escolha do tom das luzes, que leva em conta as características de cada rosto. "A coloração vai ser definida a partir do tom da raiz. A cor dos olhos e o formato do rosto também contam." Em geral, as mechas começam na altura do lóbulo da orelha. "Se o tom mais claro inicia na altura da testa, os olhos se destacam. Se começarem na altura do nariz, clareiam o rosto. O visual é iluminado e natural", diz Morelli.
Manutenção e cuidados - A manutenção da cor não é dispendiosa, já que pode ser feita a cada três ou quatro meses, para reequilibrar as nuances do dégradé e realçar o brilho dos fios. "Em alguns casos, a manutenção só é necessária quando a cliente quer mudar o corte, reforçar ou escurecer o cabelo", diz Gaby Diomkinas e lembra que o principal cuidado é a hidratação. "Pode ser feita em casa ou no salão, de preferência semanalmente."

BOXE 1:

QUEM ESTÁ USANDO

DREW BARRYMORE - É referência entre as fashionistas e uma
das primeiras a adotar luzes em dégradé. A raiz é mantida no
tom natural, e o fio é clareado gradualmente, até dourar as pontas;

RACHEL BILSON - A atriz que ficou famosa como a Summer do seriado "The O.C", exibe exemplo da coloração em cabelo escuro. As luzes, em dégradé, têm efeito suave;

LEIGHTON MEESTER - A atriz do seriado "Gossip Girl", optou por luzes menos espaçadas, que começam na altura do nariz, num tom mais loiro. A versão, mais ousada, rouba a atenção do castanho;

JULIA ROBERTS - Ela mostrou que o ombre hair não precisa mudar radicalmente a cor das madeixas. O cabelo castanho escuro da atriz ganhou efeito muito sutil com a técnica de clareamento;

ALEXA CHUNG - A apresentadora inglesa fashionista foi uma das precursoras da tendência e mostrou que os curtos também têm vez. Seu chanel desconectado ganhou mechas mais claras;

Boxe 2:
LEMBRA DAS CALIFORNIANAS?
Há quem confunda ombre hair com mechas californianas, técnica de tingimento que imita o efeito do sol no cabelo, também envolve sombra
e marca as pontas dos fios de loiro. Mas a semelhança com a técnica que fez sucesso nos verões passados é só coincidência.
O hair stylist Rodrigo Cintra explica que, no ombre hair, as mechas são mais sutis e pouco definidas. "Fios em tom natural se fundem aos tingidos. O tom cai em dégradé", explica ele. Na técnica californiana, as pontas dos fios são marcadas e têm efeito artificial. 
                                          Como usar o cabelo solto em uma festa

Ondas desencanadas :

Miley Cyrus incrementou o look de ondas largas com o detalhe da trancinha atrás. As mechas são enroladas tanto para dentro quanto para fora, o que garante um resultado mais moderno.


Selena Gomez também apostou no cabelo solto, mas com ondas menores, feitas a partir da altura do queixo. Os cachos feitos para dentro e para fora dão mais movimento aos fios!
Lea Michele apostou em uma versão de ondas bem leves (efeito que dá para conseguir com aquele truque de deixar o cabelo secar em um coque “fofo” e depois soltar). Aqui, o destaque vai mesmo para o brilho e a cor dos fios – sobre a qual já contamos TUDO no SOS Cabelos!

#Ficadica: embora esse estilo esteja super em alta, prefira usá-lo em ocasiões mais informais. Neste caso, o Grammy é um evento mais descontraído que o Oscar, por exemplo, e por isso as ondas descontraídas funcionam bem! 

Ondas glamurosas

Katy Perry apostou no ondulado largo e bem definido, sem cachos, e com a raiz bem lisa.

Beyoncé e Kim Kardashian também deixaram a raiz lisa, mas apostaram em cachos largos e superbem definidos. O segredo aqui é variar no sentido do cacho e misturar os fios com os dedos para deixar o look mais moderno.

Liso chapado
Esse jeito de arrumar os fios já foi o grande hit de festas e baladas, e hoje resiste como um clássico do cabelo solto de festa! Kelly Osbourne, Jennifer Lopez e Hillary Scott (da Lady Antebellum) escolheram deixar as pontas bem “chapadas”. Para ter esse efeito, finalize o look com um pouco de pomada nas pontas.

#Ficadica: tome cuidado para não deixar os fios pesados e sem movimento. Antes de fazer a escova ou a chapinha, aplique um protetor térmico, que ajudará a manter o brilho dos fios.

Charme retrô

Hayley Williams estilizou o cabelo solto com os cachos e franjinha retrô. Já Rihanna optou pela escova com volume na raiz.

#Ficadica: cuidado para esse estilo de cabelo não envelhecer o look! Detalhes como a franja curtinha da Hayley dão um toque moderno.

Dica geral: se o vestido escolhido para a festa tiver muitos detalhes na parte de cima, como babados, plumas, etc., o cabelo solto pode pesar na produção. Nesses casos, o look "meio preso" (com mechas laterais presas atrás da cabeça) pode ser uma saida para equilibrar roupa e cabelo!
Aprenda a fazer cachos em casa

 




1) Divida o cabelo em 4 partes. Prenda as duas das laterais e a do topo da cabeça e 
deixe a de trás solta. Você vai começar por ela. 





2) Separe uma mecha de 2 dedos e aplique spray fixador. 





3) Enrole a mecha com os dedos e embale o rolinho em um pedaço pequeno de papel 
alumínio. Faça isso em todo o cabelo. 





4) Prenda cada mecha na chapinha e conte até 20. 





5) Comece soltando o cabelo pela mecha que você esquentou primeiro. Arrume os 
cachos com as mãos. 



 
 
 

As 10 dúvidas mais comuns sobre cabelos tingidos


Mudar a cor dos fios tem tudo a ver com a emoção. Prova disso é que a gente sempre pensa em tingir os fios para expressar o que está sentindo: feliz porque está bem com o namorado, triste porque brigou com ele, vontade de ficar tão linda quanto a amiga que acabou de ficar linda e loira... 

Mas, para entrar para o clube das coloridas e se dar bem, é preciso seguir algumas regras, como fazer o teste da mecha para ter a certeza de que você não tem alergia ao produto e também ter uma idéia de como o seu cabelo vai ficar. Também se lembre de que a foto mostrada na caixinha da coloração é apenas uma referência. Na prática, o efeito na sua cabeça pode ser bastante diferente. Se ficar atenta a essas dicas e às que você vai ler nas páginas seguintes, nada poderá dar errado. 

1. Pintei o cabelo de preto e me arrependi. O que eu faço? 
Putz, essa cor é difícil de tirar. O ideal é que ela saia sozinha – você deixa o cabelo crescer e vai cortando as pontas. Se não tiver paciência para isso, outra solução é fazer uma decapagem, processo em que se aplica descolorante na cabeça inteira para remover os pigmentos da tinta. É rápido, porém muito agressivo, e costuma detonar o cabelo. Depois, para amenizar o estrago, só batendo ponto no salão para fazer uma hidratação profunda – sim, porque nesse caso a máscara capilar não resolve. 
2. Fiz escova progressiva e agora quero ficar loira. Posso? Pode desde que dê o intervalo de 15 dias, no mínimo, entre os procedimentos. É importante também consultar um cabeleireiro. Somente ele vai poder dizer se o seu fio aguenta receber uma nova química sem arrebentar. 

3. Quem tem cabelo crespo pode fazer luzes? 
Claro que sim! A diferença é que as mechas precisam ser mais largas. Caso contrário, os fios mais claros vão ficar escondidos entre os cachos. 
4. É verdade que o vermelho desbota mais rápido que as outras cores? Sim. Só para ter uma idéia, enquanto os castanhos duram, em média, 20 lavagens, os vermelhos suportam apenas 12! Por isso, se você está pensando em ficar ruiva, prepare-se para lavar a cabeça a cada dois dias e usar produtos específicos para cabelos com essa nuance. 5. Dá para passar do castanho ao loiríssimo em casa? Nem pensar! Para clarear o cabelo, é preciso, primeiro, tirar toda a cor dele para, só então, passar o tom de loiro que você quer. Esse processo resseca os fios e, se não for bem feito, pode deixar o resultado artificial. Para evitar esses problemas, o melhor é clarear gradualmente, dando intervalo de um mês entre uma coloração e outra. 6. Qual a diferença entre a tintura permanente, a temporária e a tonalizante? A permanente possui corantes mais intensos e, por isso, altera a cor do cabelo para sempre. Para tirar, só cortando. O legal de usar esse tipo de produto é que ele clareia até quatro tons dos fios, o que é bom para quem quer mudar radicalmente o visual. A versão temporária clareia até um tom – é para quem deseja um resultado bem próximo do natural. Como sai com as lavagens, é uma boa pedida para quem ainda não tem certeza da cor que deseja. Já o tonalizante tem pouco poder de coloração e é ideal para dar brilho e uniformizar a cor dos fios. 7. As mechas coloridas, como as rosa, estragam mais o cabelo que as tradicionais? O problema desses tons é que eles ficam fracos e apagados – às vezes, nem pegam – se você não descolorir os fios antes com água oxigenada. Daí, a chance de o cabelo ficar quebradiço e ressecado feito palha é maior. 8. Posso ter mais de uma cor na cabeça? Claro! Se quiser um estilo mais discreto, faça luzes dois ou três tons abaixo do seu cabelo. E, para ousar, você pode pedir para o seu cabeleireiro fazer mechas de cores fortes, como rosa, laranja, azul e violeta. 

9. Existe um ponto certo da cabeça para fazer mechas coloridas? 
Não, geralmente elas ficam no topo da cabeça ou na franja porque ali é que aparecem mais. Mas nada impede de você fazer no cabelo todo, misturando bem com os fios naturais ou escurecer mais as pontas ou a base, próximo à nuca. 
10. Tudo bem pintar o cabelo com a água em que o papel crepom foi dissolvido? Além de ressecar os fios, o resultado vai durar bem pouco (cerca de três lavagens). Com os tonalizantes coloridos, o efeito pode durar até oito e, com as tintas, um mês. O melhor é optar por tintas especiais (existe até uma cor de jeans). Os passos para você pintar em casa e acertar
1. Desembarace o cabelo seco e divida-o em quatro partes: faça uma risca desde a testa até a nuca e outra de uma orelha a outra. Prenda cada uma delas com piranhas. Proteja a pele em volta do cabelo e as orelhas com um hidratante. 

2. Num potinho de plástico, misture o conteúdo dos dois tubos que vêm na caixinha – um é o creme colorante, e o outro, a água oxigenada. 

3. Comece pela nuca. Solte uma mecha com a ponta de um pente fino e passe a tinta apenas na raiz, usando um pincel específico. Faça esse processo na cabeça toda. Quando terminar, aguarde 20 minutos. Espalhe o resto da tinta que sobrou no comprimento e na ponta dos fios. Deixe agir por mais 20 minutos. 

4. Enxágüe bem a cabeça e só pare quando a água sair limpa. Lave o cabelo com xampu e condicionador específicos.


Cabelo armado? Como reduzir o volume





15 truques infalíveis para domar o cabelo volumoso
Se você detesta, abomina, odeia com todas as forças seu cabelo volumoso, não se desespere. "Hoje em dia há técnicas, produtos e químicas que resolvem qualquer tipo de problema", afirma o cabeleireiro Ricardo Cassolari, do salão L'Autre Femme, em São Paulo. Aprenda os truques e mantenha seu cabelo (e seu humor) sob controle 

1 Cabelo deve ser hidratado. Esse é o segredo número 1 de cabelo bem domado. Fios secos ficam sem forma e arrepiam com facilidade. Faça hidratação (pode ser em casa mesmo) uma vez por semana. 

2 Na praia, leve um creme indicado para o sol e passe sempre que sair do mar. Ninguém merece aquele cabelo todo seco e armadão! 

3 Atenção: desfiado não é repicado. Corte em camadas triplica o volume do cabelo. 

4 Vire adepta da escova, a alternativa ideal para quem gosta dos fios ajeitados.Chapinha é outra opção, mas só se for uma vez por semana, ou seu cabelo vira uma palha. 

5 Na hora da escova, puxe os fios para baixo e nunca para cima. Outra coisa importante: seque bem a raiz, senão o cabelo arma mesmo. 

6 Depois, ataque com um spray antiumidade, que ajuda o cabelo a manter-se liso, leve e solto, como você gosta. 

7 Se for apenas secar (sem escovar), use um jato fraco, movimentando o secador em círculos e ajeitando o cabelo para baixo. Nunca seque sacudindo os fios. 

8 Não dá tempo de secar? Então faça um coque e prenda com um ou dois grampos. "Quando secar, solte o cabelo", ensina Ícaro de Paula, cabeleireiro da Agência Gloss. "O efeito é semelhante ao de uma touca." 

9 Outra possibilidade para deixar os fios no prumo: divida o cabelo em mechas e torça rolinhos, como se fosse um dread. "Enrole uma mecha para a frente e outra para trás e espere secar", ensina Cassolari. "O cabelo fica lindo e sem volume." 

10 Não penteie o cabelo enquanto ele estiver úmido. Depois que secar, use apenas os dedos ou, na melhor das hipóteses, um garfo de madeira de dentes largos. Pente em cabelo volumoso é item proibido. 
11 Use produtos leave-in, que hidratam e dão consistência, deixando o cabelo mais pesado e definido. 

12 Musse também é uma boa opção para modelar e segurar os fios rebeldes. Prefira os sem álcool, que não ressecam o cabelo. 

13 Desfie o cabelo. Esse é o corte ideal para quem quer diminuir o volume. "Mas tem que ser com tesoura. A navalha arrepia os fios", explica Tiana Rodrigues, do salão L'Autre Femme. 

14 Quem se incomoda com aquela situação indefinida do cabelo (nem cacheado, nem liso) pode optar por um relaxamento. "Existem produtos fracos, que não ressecam o cabelo e só alongam os fios, deixando um aspecto bem natural", garante Tiana. 

15 Esta você já sabe, mas vale a pena repetir: mantenha o corte em dia. Cabelo sem corte fica disforme e cheio de pontas duplas. É volume na certa.